Seguidores

quarta-feira, 1 de junho de 2016

ASPECTOS QUE PODEMOS TRABALHAR COM NOSSAS CRIANÇAS:

ASPECTOS  QUE PODEMOS TRABALHAR COM NOSSAS CRIANÇAS:

·       Controle postural,
·       organização perceptiva;
·       Coordenação dinâmica global;
·       Organização do espaço;
·       Estrutura espaço – temporal;
·       Lateralidade;
·       Coordenação dinâmica motora;
·       Dramatização : expressão corporal, ritmo, criatividade, inter relacionamento.


Frases importantes:

“ Nada está separado de nada, e o que não compreenderes em teu próprio corpo, não compreenderás em nenhuma outra parte”

“ A criança forma seu conhecimento a partir das interações com o meio e essa interação é garantida pelo movimento.”

“ Na formação do esquema corporal, temos uma interação do sujeito com o seu próprio corpo, que leva ao conhecimento de si, ao mesmo tempo que forma seu conhecimento.”


“ Não existe um corpo que faz e um cérebro que pensa. O que existe é um Homem que pensa e faz, sem qualquer divisão”. PIAGET.


OUTROS - COMO ERA - COMO FICOU???

                                                CLASSIFICAÇÃO DE ERROS ORTOGRÁFICOS

                                                                          ORTOGRAFIA – Carraher


     Com relação a esse aspecto, observou-se uma tendência muito grande de representação da fala na grafia das palavras. Isso ficou evidente na escrita das palavras: entrá, para entrar; resoveu para resolveu; coelinho para coelhinho e outras.
                        
                                                  ERROS POR SUPERCORREÇÃO
         Esse tipo de erro surge à medida qm que a criança vai compreendendo a distinção entre a língua falada e a escrita. Nesse processo evolutivo, ela revela-se capaz de corrigir os erros de transcrição da fala, resultando, em conseqüência, o erro denominado super correção. Esse erro apareceu na grafia de palavras como: vio para viu; voutou para voltou; pegol para pegou; altora para autora e em outras palavras.

                               ERROS POR DESCONSIDERAÇÃO DAS REGRAS CONTEXTUAIS

          No sistema ortográfico da língua portuguesa, não podemos nos esquecer de que a seqüência dos sons e sua representação não ocorre sempre muma mesma direção, ou seja da esquerda para a direita. Há casos em que a pronúncia de uma determinada letra exige que consideramos a que vem depois. Nessa regra enquadra-se a pronúncia da letra g, que difere se esta for seguida por a, o, u ou por e e i.
          Há ainda o erro por desconsiderar a regra de que não emprega-se ç antes de e e de i ou no início da palavra.
          Constatamos o erro por desconsideração das regras contextuais na escrita de algumas palavras, como por exemplo: ningém para ninguém; de rrepente para repente; e comceguia para conseguia e outras.

         ERROS POR NÃO REPRESENTAÇÃO DA NASALIZAÇÃO e POR TROCA DO TIL PELO N


          Segundo o professor Daniel Alvarenga, da UFMG, a  criança tende a omitir na escrita de palavras a letra n  para representar a nasalização, embora não o faça na leitura. Apesar de não Ter havido maior incidência desse tipo de erro, ele apareceu em algumas palavras como: nuca, (nunca); casado (cansado); loge (longe0; quando (quando); encotrou (encontrou) e outras.
           Em outras situações, em que o til é empregado para representar a nasalização, ocorre a sua troca pela n.  Nesse caso, a representação da nasalização não corresponde à oficial, como podemos verificar na escrita da palavra ranzinha para rãzinha.

                                          -ERROS RELACIONADOS À ORIGEM DA PALAVRA

          Há palavras cuja grafia não permite ao indivíduo valer-se da regra contextual, para que possa registrá-la corretamente. Palavras dessa natureza exigem a memorização e não provocam dificuldades na leitura, mas na escrita. São exemplos dessa dificuldade o emprego do ou G  antes de e e de i,  o emprego do H  no início das palavras, o X  com som de ou do C, o emprego do Ç  ou SS  etc.
          Esses erros foram evidenciados na grafia das palavras: deichou para deixou; orta para horta; lonje para longe; xegou para chegou; pençar para pensar; nesça para nessa. 


-          ERROS POR TROCA DAS HOMORGÂNICAS

          Esses erros geralmente, surgem em decorrência da não distinção entre as consoantes surdas e sonoras. Exemplos: vugir (fugir); costosa (gostosa); fuchiu  (fugiu); espandado  (espantado);  alvaces (alfaces).   

-          ERROS NAS SÍLABAS DE ESTRUTURA COMPLEXA 

          É comum enfatizar-se, no processo de alfabetização, a escrita de palavras formadas por sílabas contando uma consoante e uma vogal. Quando a palavra apresenta sílabas de estrutura diferente ou seja, composta de duas consoantes e uma vogal ou de uma ou mais consoantes após a vogal, o erro ortográfico pode ocorrer. Exemplo: mania (manhã) nenum  (nenhum) e peto (perto).

-          ERROS DE SEGMENTAÇÃO INDEVIDA

          Observamos no ditado, uma pequena incidência de erros de segmentação indevida, como nas palavras a tras (atrás) e sa io (saiu). No entanto, esse tipo de erro ocorreu mais nas produções de textos, na escrita das palavras: a trás (atrás), com segui  (conseguiu), em draram (entraram), da qui (daqui) e a quele (aquele).

-          ERROS POR AUSÊNCIA DE SEGMENTAÇÃO

          Esse tipo de erro foi bastante considerável e mais freqüente de que o erro anteriormente mencionado, de modo particular nas composições. Foram os seguintes: adona (a dona); denovo (de novo); docaminho (do caminho); aprocura  (à procura);  soqueria  (só queria);  tipeguei  (te peguei);   tepor ( te por) e nuncamais (nunca mais).

-          ERROS POR TROCA DE ÃO POR AM

          A troca do ão por am deu na grafia da palavra comilam para comilão.
          O ditado constituiu-se de sentenças cujas palavras não foram previamente treinadas pela professora e envolvendo dificuldades diversas:
          O cachorro correu atrás do gato.
          Paulo chutou a bola.
          A rãzinha saiu a passear perto do lago.
          O menino pulava na grama molhada.
          Sua aplicação foi feita pela supervisora pedagógica, com a classe toda, num total de 30 alunos, sendo a leitura de cada sentença feita duas vezes.
          As sentenças foram lidas de modo fluente e as palavras pronunciadas sem artificialismo, a fim de evitar alterações, pois as pesquisas têm comprovado que a leitura natural tende a facilitar a grafia correta das palavras.
          A Língua Portuguesa, embora apresente uma única forma de representação na escrita, varia na pronúncia nas diversas regiões do país.
          Desse modo, quando o professor dita a palavra menino como se pronúncia mininu, a criança registra como se fala. Esse fato é conseqüência do artificialismo na pronúncia das palavras, pois normalmente o professor dita meninô, julgando ser esta uma maneira eficaz de se evitar o erro ortográfico. É obvio que no ditado isso impede o aluno de revelar esse tipo de erro. Contudo, ele vem à tona na escrita espontânea ou no registro de uma palavra pronunciada naturalmente.
          Daí a necessidade de se enfatizar a pronúncia natural das palavras para que o aluno perceba a distinção entre língua escrita e língua falada. Assim os erros do tipo transcrição da fala tendem a diminuir.



________________________________________________________________________________
ROTEIRO DA PASSEATA 2006.
TEMA: ÁGUA, A SEIVA DO PLANETA.

ESCOLA MUNICIPAL “HIGINO GUERRA”  -
PROGRAMA SEMEANDO.

            A escola tem papel fundamental na conscientização e discussão das questões ambientais, hoje em evidência: a água.
            Com este Projeto, a escola “Higino Guerra” tem como objetivo:
·       Estimular a sensibilização e reflexão em busca de resultados satisfatórios para a preservação dos nossos recursos naturais.

CRONOGRAMA DA PASSEATA.

1º - Dando início ao nosso evento, ouviremos agora alguns pontos importantes de conscientização sobre o consumo do bem mais consumível no Planeta – A Água, com nossos alunos: DIEGO e LEANDRO. (FUNDO MUSICAL: Planeta Água).

2º O professor Sérgio trouxe grandes verdades em forma de folhetos, os quais serão distribuídos no decorrer desta passeata.

3º As professoras Sonia e Kátia, juntamente com seus alunos, trazem para nossa passeata um desenho do Globo Terrestre, o qual demonstra que a água cobre a maior superfície do nosso Planeta. Seus cartazes e maquete “O CamiNho da Água,” nos faz refletir e sermos conscientes de que:
·       O Planeta pede socorro;
·       Preserve o Meio Ambiente;
·       Lute pela vida.

 4º - As Professoras Cida Costa e Suely, juntamente com seus alunos farão a dramatização da música Asa Branca, que tão bem representam a Seca, bem como, por fim retrata o verde depois da chuva abençoar nossa terra.

 5º- Vamos assistir agora um lindo teatro:” A Gotinha Plim... Plim, em O CICLO DA ÁGUA, que será representado pelos alunos da Professora Grauce

 6º- Os alunos da Professora Eliandra, após aprenderem sobre a importância da Água, também vão demonstrar seu conhecimento  e sensibilização, apresentando a música “O Rio” de Chitãozinho e Xororó.

 7º Os alunos das Professoras Ormesinda e Elma, estarão apresentando a todos vocês o Mascote do Programa Semeando, “O TORRÃOZINHO”  que tem uma linda missão: Sabem qual É?
·       Sua missão é ajudar as pessoas, principalmente as crianças, a conhecerem os mistérios do nosso Planeta.
Agora todos eles irão apresentar o REPP “ Uma Idéia Legal.”

8º - A Professora 

9º- Algumas crianças que são alunas das Professoras Eunice, Eliandra e Cida Costa irão apresentar uma bela coreografia que representam a vida, sintonia e sensibilidade que nos transmite a  Música de Guilherme Arantes “PLANETA ÁGUA”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIREITOS DO LEITOR...