Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011

                                  A LITERATURA E SALA DE AULA          

          HISTÓRICO
    Na Idade da Pedra, o homem sentia fome  e caçava. Havia uma troca de cooperação, baseada na linguagem.
          A linguagem cumpria uma tarefa ainda árdua – a de contar como foi aquela caçada.
     E foi daí que surgiu a literatura. Sua origem esta nas historias tão primitivas  -  contadas ao pé do fogo por nossos ancestrais e que tinham a utilidade de ensinar aos jovens e aos que não caçavam, como planejar e executar uma caçada que resultasse na produção de alimentos.
     Mais tarde ainda na Idade da Pedra, alguém pintou cenas de caçadas nas paredes das cavernas. Essas figuras foram às primeiras histórias em quadrinhos desenhadas pelo homem.
     Qualquer livro, seja de poesia, prosa, didática ou não descende daqueles contadores e desenhistas.
     Passeando pela história, chegamos na Idade Antiga, em particular, na Grécia (Homero), onde usavam principalmente a poesia como forma de expressão.
     Também com outros povos  e outra civilizações aconteceu o mesmo: os poemas iniciavam sua literatura. A prosa surgiria depois

                                                            DEFINIÇÃO

     Podemos dizer que LITERATURA é a arte de compor em prosa ou verso.
      Nem  tudo o que se escreve é literatura.
          Um livro seja de conto   ou de poesia, usa  a imaginação e reconstituição, diferente da TV que já traz a emoção no colorido, no som, e assim podemos dizer  que o leitor é o segundo autor do livro de ficção.

       REFLETINDO SOBRE A LITERATURA INFANTIL

         A Literatura não pode ser considerada na escola, ou por onde quer que seja, como uma obrigação. É preciso estimular o  seu uso de forma a ser encarado como estímulo de vida, um processo criador e criativo.
          Literatura é mais que uma arte. É a forma de comunicação humana que mais interage com o apreciador.
          E em se tratando  da formação da criança, podemos dizer que é indispensável ouvir muitas histórias  infantis. Não podemos esquecer que o contato inicial dos pequeno leitores com o texto se dá através da literatura oral, das histórias contadas pelos adultos. Há quem dê aos contos de fada uma função terapêutica. Pela atuação dos personagens, as crianças elaboram os seus conflitos internos. O próprio ato de ouvir um conto provoca a liberação  de vários conflitos, como tristeza, raiva, medo ou alegria.

USANDO LIVROS DELITERATURA INFANTIL DESDE  A EDUCAÇÃO INFANTIL

         LEITURA SENSORIAL: Explorar os cinco sentidos e a afetividade da criança através de vários materiais, como algodão, a lixa, a cortiça, amoeda,  etc, em especial os livros de pano que são brinquedos que podem ser lavados, amassados ou outros tipos de livros existentes na escola.
         
      LEITURA VISUAL: Explorar os livros,  e  as revistas com imagens. Primeiro, objetos, depois imagens em sequência.  A criança gosta e tem muita sensibilidade para imagem, afinal, não vemos só com os olhos, vemos também com o coração... com a imaginação... com o corpo inteiro ...
            Podemos entregar para as crianças alfabetizadas, livros com imagens
em seqüência e cada um cria a sua historia
         

LEITURA  SONORA: “Hora do Conto”:  na infância, a primeira forma de conhecimento da criança parte do imaginário. A criança gosta de ouvir e contar histórias.
          Na “Hora do Conto”, o nosso objetivo é resgatar o contador de histórias que  pode ser tanto o adulto como  a  própria  criança. São textos de contos de fadas, textos curtos, testos feitos pela criança.  O narrador deve estar bem próximo das crianças dispostas em círculo. O texto não deve ser longo. Se for lido, o narrador deve ter expressividade na voz.
          Evitar contar histórias para disciplinar ou moralizar acriança em particular.

POESIA  INFANTIL

As atividades com adivinhações, trava-línguas e quadrinhas poderão ser preparatórias para um trabalho com poesia, e podem ser realizadas  em qualquer faixa e qualquer perfil  de classe
          É necessário explorar a sonoridade e o ritmo das poesias infantis passando pelas canções de ninar, cantigas de roda que tem todo um universo de significado afetivo – emocional para a criança.
      Trabalhar poetas como: Cecília Meireles, Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Mário Quintana, Roseana Murray, Elias José. Não se esquecer das músicas infantis.
          Trabalhar com textos poéticos que permitam leitura lúdica, jogando com ritmo, sonoridade, imagens. A poesia que mais impressiona às crianças é a que age sobre os sentidos. Deixar que a criança sinta o prazer de ler o poema, e a partir daí exerça sua criatividade, através das mais variadas formas de expressão:desenhos, dramatização, movimentos rítmicos.


COMO TRABALHAR POESIAS

         SUGESTÕES:
1-    LEITURA: Os alunos procuram sentir o ritmo de cada palavra e ai importância  de uma leitura bem feita.
2-     LEVANTAMENTO DO VOCABULÁRIO: São estudadas as palavras tanto desconhecidas como as conhecidas, até que consigam levantar sinônimos, estabelecendo entre elas possíveis relações;
3-    Dar um papel cartaz para cada grupo:
  • Ler a poesia;
  • Procurar 4 palavras fortes da poesia;
  • Desenhe o que estas palavras nos lembram;
  • Ilustrar a poesia;
  • Escreva o que você entendeu da poesia;


DIREITOS DO LEITOR...