Seguidores

terça-feira, 26 de julho de 2011

GINÁSTICA HISTORIADA

GINÁSTICA HISTORIADA
(   O professor vai contando a história e as crianças irão fazendo os movimentos).


FOGO NO CIRCO


            O circo estava armado no centro da praça. A lona era muito grande, muito grande mesmo. ( o professor abre os braços para dar idéia de tamanho da lona e as crianças imitam), lá dentro havia uma porção de bichos: leão, tigre, girafa, cavalo, onça, urso e um macaco.
           Era noite e estava escuro. Os bichos estavam dormindo. Não se ouvia nenhum barulho. Quem tomava conta do circo de noite era o senhor João, um velhinho que sempre levava a mão uma lanterna acesa. Seu João estava sentado e ouviu um barulho. Ele se levantou e foi andando devagarzinho, assim na pontinha dos pés. ( deslocamento de todo o grupo).
          Começou a sentir cheiro de queimado e foi andando mais depressa (marcha), mais depressa, mais depressa... Começou a correr na direção do barulho e viu um fogo ainda pequenininho. Voltou correndo assim, por baixo dos bancos ( quadrupedismo).   
           -O circo está pegando fogo! O circo está pegando fogo!  Começou a juntar gente e logo chegaram os bombeiros.   
           Vieram muitos carros e os bombeiros puseram a escada e foram subindo (subir) e começaram a jogar água na fogueira que já estava muito grande.
           Os leões urravam ( imitar),  os cavalos relinchavam, os tigres rugiam, os macacos  guinchavam. Os pobres macacos, que estavam presos nas jaulas, começaram a pular de um lado para o outro (saltar) , pois o fogo já estava perto deles.
           Seu João veio abrir as jaulas . Os macacos subiram pelas grades e começaram a atravessar o circo de um lado para o outro, caminhando por cima de um arame (equilibrar ), com muito cuidado para não cair, até chegarem onde não havia mais fogo (colocar no chão uma corda para as crianças andarem em cima ).
            Os macacos também quiseram ajudar e começaram a jogar (lançar) tudo para fora do circo. Jogaram as bolas, os arcos, as roupas. Tudo que encontravam eles iam jogando.
            Então os bombeiros apagaram o fogo.
            Os carros começaram a voltar para o quartel dos bombeiros. Iam correndo pelas ruas (correr), com a sirene tocando (correr imitando o barulho da sirene) .
            Lá no circo, já estava tudo calmo outra vez.
            Seu João, que tinha tomando um grande susto, agora estava contente, porque tinha salvo todos os bichos. E foi feliz para casa andando (marcha final com todas as crianças cantando).

DIREITOS DO LEITOR...