Seguidores

sábado, 2 de julho de 2016

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REGISTRO DE APRENDIZAGEM – ANO 03
ESCOLA:______________________________________________________       TURMA _____________________
NOME:______________________________________________________________________________________




Análise linguística:
apropriação do Sistema de Escrita Alfabética

Mar.

Jun.

Ago.

Dez.
Escreve o próprio nome.




Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.




Diferencia letras de números e outros símbolos




Conhece a ordem alfabética e seus usos em diferentes gêneros.




Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes gêneros e suportes textuais.




Usa diferentes tipos de letras em situações de escrita de palavras e textos.




Compreende que palavras diferentes compartilham certas letras.




Percebe que palavras diferentes variam quanto ao número, repertório e ordem de letras.




Segmenta oralmente as sílabas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.




Identifica semelhanças sonoras em sílabas e em rimas.




Reconhece que as sílabas variam quanto às suas composições.




Percebe que as vogais estão presentes em todas as sílabas.




Lê, ajustando a pauta sonora ao escrito.




Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.




Domina as correspondências entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.




  [ S ] Sim; [ P ] Parcialmente; [ N ] Não.



Reunião de Pais
As Crianças Aprendem o que Vivem


Se as crianças vivem em meio a críticas, 
aprenderão a condenar.
Se as crianças vivem em meio à hostilidade, 

aprenderão a brigar.
Se as crianças vivem sendo ridicularizadas, 

irão se tornar tímidas.
Se as crianças vivem com vergonha, 

aprenderão o sentimento de culpa.
Se as crianças vivem onde há incentivo, 

aprenderão a confiança.
Se as crianças vivem onde ocorre a tolerância, 

aprenderão a paciência.
Se as crianças vivem onde há elogios, 

aprenderão a apreciação.
Se as crianças vivem onde há aceitação, 

aprenderão a amar.
Se as crianças vivem onde há aprovação, 

aprenderão a gostar de si mesmos.
Se as crianças vivem onde há honestidade, 

aprenderão a veracidade.
Se as crianças vivem com segurança, 

aprenderão a crer em si mesmas e naqueles que as rodeiam.
Se as crianças vivem em um ambiente de amizade, 

aprenderão que o mundo é um lugar bom para se viver.

Dorothy Law Nolte
Com este texto, quero agradecer a todos vocês que hoje estiveram aqui presente, abrilhantando nossa Reunião, pois na força do diálogo e união estaremos construindo um amanhã melhor para nossos baixinhos.
Abraço carinhoso




Trabalho de Psicologia


 Responda as questões abaixo:
1)- Qual o objeto de estudo da Psicologia do desenvolvimento? A Psicologia do desenvolvimento pretende estudar como nascem e como se desenvolvem as funções psicológicas que distinguem o homem de outras espécies. Ela estuda a evolução da capacidade perceptual e motora, das funções intelectuais, da sociabilidade e da afetividade do ser humano.

2-   O  que é desenvolvimento humano?
R: desenvolvimento  é o processo através do qual o indivíduo constrói ativamente, nas relações que estabelece com o ambiente físico e social, suas características. Ao contrário de outras espécies, as características  humanas não são biologicamente  herdadas mas historicamente formadas. De geração em geração, o grau de desenvolvimento alcançado por uma sociedade vai sendo acumulado e transmitido, indo fluir já desde o nascimento na percepção que o indivíduo vai construindo sobre a realidade, inclusive no que se refere às explicações dos eventos e fenômenos do mundo  cultural.          

3-  Por que é importante estudar o desenvolvimento humano? Cite 2 motivos.
R: Porque de geração em geração o grau de desenvolvimento vai sendo acumulado e transmitido, indo influir  já desde o nascimento na percepção que o indivíduo vai construíndo sobre a realidade, inclusive no que se refere nas explicações dos eventos e fenômenos naturais.

4)- Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano? Caracterize cada um deles.
 R)- São os fatores internos e externos. Os internos são viabilizados pelo inatismo, (pau que nasce torto morre torto), enquanto que os fatores externos entra as questões ambientalista: (a cça é produto do meio).

5) Quais são os aspectos do desenvolvimento humano? Caracterize cada um deles. Qual é a relação entre eles?

R)-   Afetivo, Social, Motor e cognitivo.

        Quanto a construção real.
        O aspecto social é necessário que sejam formadas ações e operações motoras e mentais como por ex: empilhar, puxar, comparar, ordenar. A formação dessas habilidades dá ao longo da interação com o mundo social. Ele deve dominar o uso de um número cada vez maior de objetos e aprender e agir em situações cada vez mais complexas, buscando identificar o significado desses objetos e situações.


6)- Quais são os períodos do desenvolvimento, segundo Piaget?
R)- Piaget definiuo desenvolvimento como sendo um processo de equilibrações sucessivas. Entretanto, esse processo, embora contínuo, é caracterizado por diversas fases ou etapas ou períodos, que são: 1ª a etapa sensorio-motor, 2ª a etapa pré-operatórias, 3ª a etapa operatório-concreta  e a 4ª etapa, operatório-final.

7)- Quais são as principais características dos períodos?
R)- a)-sensório-motor:  Vai desde o nascimento até aproximadamente 2 anos de idade. Neles a cça baseia-se exclusivamente em percepção sensoriais e em esquemas motores para resolver seus problemas, que são essencialmente práticos. Bater numa caixa, pegar um objeto, jogar uma bola. Nesse período, muito embora a cça  tenha já uma conduta inteligente, considera-se que ela ainda não possui pensamento. Isto porque, nessa idade, a cça não dispõe da capacidade de representar eventos, de evocar o passado e de referir-se ao futuro. Está presa no aqui e agora da situação. Para conhecer, portanto, lança mão de esquemas sensório-motores: pesa balança, joga, bate, mande objetos e atua sobre os mesmos de uma forma “pré-lógica” colocando um sobre o outro, um dentro do outro. Forma, assim, “conceitos sensorio-motor” de maior e de menor, de objetos que balançam e objetos que não balançam, etc. Ocorre, como conseqüência uma definição do objeto por intermédio de seu uso. As crianças pequenas também aplica esquemas sensorio-motores para se relacionar e conhecer outros seres humanos.
B)-Pré-operatório: A etapa pré-operatória, em especial começa pelo  aparecimento da linguagem oral, por volta dos 2 anos de idade. Ela permitirá a criança dispor além da inteligência prática construída na fase anterior da possibilidade de Ter esquemas de ação interiores dos chamados de esquemas representativos ou simbólicos, ou seja, esquema que envolvem uma idéia preexistente a respeito de algo. É capaz de formar, por ex: representações de avião , de papai, de sapato, de que não se deve bater em outras crianças,etc..

c)-das operações-concretas: A cça neste estágio, só conseque pensar corretamente, com lógica, se o conteúdo do seu pensamento estiver representando fielmente a realidade concreta, pois ela é prisioneira da realidade concreta. Não conseque pensar abstratamente, apenas com base em proposições e enunciados.

d)- das operações-formais Sua principal característica, reside no fato de o pensamento se torna livre das limitações da realidade concreta.  Neste nível a cça torna capaz de raciocinar logicamente mesmo se o conteúdo do seu raciocínio é falso. Isto é, incompatível com o real


8)- Onde estão as origens das formas superiores de comportamento consciente do homem, na visão de Vigotski?
R)-No plano social e no plano psicológico.


9)- Quais os três aspectos básicos da visão de desenvolvimento de Vigotski?
R)-1 ___ O ambiente social, onde a cça nasceu;
     2____ A interação com outros ( construção do real mediada pelo interpessoal)
     3____ Desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente.
                  Quanto mais aprendizagem, maior desenvolvimento.
              
      A linguagem intervém no processo de desenvolvimento intelectual da criança desde o nascimento, com a aquisição do sistema lingüistico reorganizar todos os processos mentais da criança. Daí a importância da linguagem para o pensamento: Sistematizar a  experiência da criança e serve p/ orientar o seu comportamento. A relação entre  a fala e pensamento modifica-se ao longo do desenvolvimento. Assim, as funções mentais                     , como a capacidade de solucionar problemas, o armazenamento e o uso adequado da memória, o desenvolvimento da vontade e a formação de novos conceitos, aparecem no plano social e depois no plano psicológico. Sendo assim vygostiky  prioriza as relações sociais; a interação com os outros, o pensamento e a linguagem.

              
10)- Como você compreendeu o processo de internalização e qual a sua impotância no desenvolvimento humano?
R)-O processo de internalização tem por base todas as funções do desenvolvimento da criança. Ela se torna indivíduo na medida em que incorpora as formas de atividades oferecidas pela cultura em que se insere: isto é depende das mediações sociais e dos significados partilhados com os outros.

11)- O que são os planos interpsíquico e intrapsíquico e como estão pensados na teoria de Vigotski?
R)-    Nos planos interpsíquico são os valores adquiridos no meio em que se vive e no plano intrapsíquico são valores retirados do meio em que se vive. Segundo Vigotski a criança vão construindo os seus conhecimentos por meio de interação com o meio. Nessa interação fatores externos e internos se interrelacionam continuamente que nesta relação os seres humanos vão construindo suas características; seu modo de agir, sentir, pensar a sua visão de mundo. Apartir dessas estruturas elementares forman-se novas e mais complexas funções mentais que dependem das experiências a que as crianças se acham expostas.  A diferença entre a criança e qualitativa em seu ambiente social disponível em que a criança nasce. Ela desenvolve o social para o individual e faz a sua história a medida em que se relaciona com os outros.


Igreja Assembleia de Deus em construção. Lendo a BIBLIA CAPINÓPOLIS - MG.






































Dia das Mães na Escpla Higino Guerra 07/05/2009














































































DIREITOS DO LEITOR...