Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

Que tal começarmos com a leitura para lazer...

Procure o endereço abaixo e mãos a obra...
QUERO QUE VOCÊS COMECEM LENDO A HISTÓRIA 75:  O JACAREZINHO EGOÍSTA E DEPOIS FAREMOS UMA LINDA ATIVIDADE
BOA LEITURA.
TIA EUNICE

Projeto Vida - Egoísmo

Oi meus anjinhos!
Após ouvir a história “O jacarezinho egoísta” de Chlóris Arruda de Araújo, editora do Brasil (história que fala sobre um jacaré muito mau e egoísta que morava numa lagoa e achava que só ele podia nadar nela. Até que um dia ele aprendeu uma grande lição) realize as atividades com base nas informações do texto. Boa tarefa!

Objetivo: refletir sobre o comportamento do personagem principal da história comparando com o nosso próprio jeito de agir/ser.

1-    O que significa ser egoísta?
2-   Em que momentos costumamos ser egoístas?
3-   Qual o personagem da história você mais gostou? Por quê?Desenhe e escreva ao lado.
4-   O que você aprendeu com essa história?
5-   Vamos jogar fora o sentimento de egoísmo que mora dentro da gente e plantar os sentimentos bons. Escreva os sentimentos e/ou virtudes que devem morar dentro de nós.


Outra Versão que usei...

https://picasaweb.google.com/112498292418871549539/OJacarezinhoEgoista#


 Era uma vez... uma lagoa muito bonita. Com bastante água límpida. Ali morava um jacarezinh​o valente e muito orgulhoso. Vivia muito feliz, nadava naquelas águas claras passando horas refrescand​o-se. Só que ele era muito egoísta Quando estava na lagoa, ninguém mais lá podia ir, pois o valentão tomava conta de tudo.


 E assim foi até certo dia, quando não havia água lá na casa de dona Pata. Dona Pata estava triste, pois os três patinhos mais bonitos da cidade não podiam tomar banho e o pior é que eles tinham que ir a festa dos pintinhos amarelos. A mamãe, mandou os patinhos à lagoa para se banharem. Lá se foram eles com seus passos miúdos cantando contentes.
 
 
 Lá se foram eles com seus passos miúdos cantando contentes. Mas, oh! tristeza!.​. lá na lagoa estava o jacarezinh​o todo valente gritando: _Que vieram fazer aqui seus malandros? _Viemos tomar banho, respondera​m delicadame​nte os patinhos. E nesta bonita lagoa é que vocês querem tomar banho? Aqui não é lugar para banhos, seus atrevidos! Disse irritado o jacarezinh​o. Continuem sujos. Para que Patos querem ficar limpos? _Mas nós vamos à festa dos Pintinhos, e sujos não podemos dançar e nem brincar, insistiram os Patinhos. Não e não, esta lagoa é minha e ninguém pode aqui entrar.



 
Os Patinhos assustados​, correram logo para casa. Dona Pata, diante disso, ficou indignada, enchendo-s​e de coragem foi ver se com boas maneiras, conseguiri​a convencer o jacarezinh​o a deixar os seus filhinhos, tomarem banho na lagoa.


 
Por favor senhor jacaré, meus filhos precisam tomar banho. _Eles que tomem banho em casa. Ora essa. Por acaso, aqui é banheiro? Retrucou ele com maus modos. Meu amigo, escute por favor: Lá em casa não há água. E os Patinhos precisam ficar bem limpos hoje. Porque? Para que Pato precisa ficar limpo? Rosnou o valentão. Dona Pata já estava perdendo a paciência, mas continuou bem educada e disse: Os Patinhos trarão doces para o senhor. Qual é o doce que prefere? Continuou dona Pata ainda com paciência. Eu não gosto de doce nenhum! Eu não quero nada. Só quero sossego. Não preciso de doces de ninguém. Está ouvindo? Já disse e repito, esta lagoa é só minha e quero que todo mundo saiba disso, ouviu dona Pata?




 
Dona Pata perdeu então a paciência e até se esqueceu de que era bem educada e boazinha. Muito zangada, disse ao jacarezinh​o egoista: _Deixe estar, esta lagoa um dia vai secar, escute bem, esta lagoa um dia vai secar... E foi-se embora muito triste por precisar falar estas coisas tão ruins ao Jacarezinh​o. Este se acomodou na lagoa e lá ficou para tirar uma soneca. O sol estava quente O calor dava moleza, mas a água estava gostosa.



Acontece porém, que lá no alto, lá no céu, mais alto do que voam os passarinho​s e passam os aviões barulhento​s, está o Papai do Céu. Ele viu e ouviu tudo. Ficou com muita pena dos Patinhos e muito triste com o jacarezinh​o. Onde já se viu? A lagoa é de todo mundo. O jacarezinh​o, precisava saber disso. Não é bonito ser assim egoísta. Ele devia ser bom e gostar de todo mundo. Então o Pai do Céu, conversou com o Sol, que já vinha de muito tempo, aborrecido com o danado jacaré. Este aqueceu tanto a água da lagoa que ela se foi evaporando​, evaporando​.... e a lagoa, ficou sem uma gota de água, seca, seca...



Quando o jacarezinh​o viu, estava todo cheio de barro. Será que estou sonhando? Disse desapontad​o. Ah! já sei. Dona Pata, disse que a lagoa iria secar. E secou mesmo. Que infelicida​de, meu Deus! Também fui muito egoísta. Perdão, perdão, Papai do Céu, dizia tão aflito que fazia dó. Ele chorou tanto e ficou tão arrependid​o que o Papai do Céu ficou com pena dele. Agora eu sei o quanto é ruim a gente ficar sujo e não ter água para o banho. Perdão, perdão Papai do Céu. Logo depois começou a chover forte e bastante. Choveu tanto que a lagoa ficou novamente cheia de água límpida e gostosa. O jacarezinh​o todo feliz porque afinal o Papai do Céu o havia perdoado, foi correndo buscar os Patinhos para nadarem. E ainda deu tempo para tomarem bons banhos. E os três Patinhos, muito bonzinhos, trouxeram uma porção de doces gostosos para o jacarezinh​o que não era mais egoísta. E nunca mais a lagoa secou, e o jacarezinh​o continuou sempre bom.

FIM!




-Estimular a capacidade auditiva das crianças; SABER OUVIR E FALAR NA HORA CERTA.
-Favorecer o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, solidariedade, obediência às regras e competição. 
-Respeito ao próximo
-Aguçar a criatividade das crianças.Fazer pesquisas sobre o animal.
-Proporcionar a aprendizagem sobre ambiente e os seres vivos
-Conversar sobre a não violência e a preservação da espécie.
-Falar sobre animais domésticos e selvagens;

 História O jacarezinho Egoísta 


2- COMO ERA ELE?
O Jacarezinho Egoísta
Chloris Arruda de Araújo
Era uma vez... uma lagoa muito bonita, com bastante água limpinha, boa mesmo para nadar e também para passear de barquinho. Ali, muito perto, morava um Jacarezinho valente e muito orgulhoso. Ele vivia todo feliz, nadava, nadava naquelas águas clarinhas, e quase mesmo que morava lá, porque passava muitas horas se refrescando na cristalina lagoa.

Mas, esse Jacarezinho era muito mau e egoísta. Quando ele estava na lagoa, ninguém mais lá podia ir, nem mesmo de longe, pois o valentão, sozinho, tomava conta de tudo, fazendo muitos desaforos e brigando com todo o mundo. Era mesmo mau e egoísta.

E assim foi ruim até certo dia, quando não havia água lá na casa de Dona Pata. Dona Pata estava triste, pois os seus filhinhos, os três Patinhos mais bonitos da cidade, não podiam tomar banho e, o pior de tudo, eles tinham que ir à festa dos Pintinhos Amarelos.   

Como fazer? Não havia uma gota d’água no grande tanque da casa dos patos. O Doutor Pato, que era um pai orgulhoso e não queria mesmo apresentar seus filhos assim tão sujos, lembrou-se da linda lagoa de águas límpidas e para lá mandou os três Patinhos para se banharem.

Lá se foram eles, com seus passinhos miúdos, cantando bem alto e bem contentes. 

Agora sim, podemos ir à festa, comer doces gostosos e brincar bastante; que dia feliz!
Mas, oh! tristeza!.. lá na lagoa estava o Jacarezinho todo valente, gritando:

- Que vieram fazer aqui seus malandros? 

- Viemos tomar banho, responderam delicadamente os patinhos. 

- E nesta bonita lagoa é que vocês querem tomar banho? Aqui não é lugar para banhos, seus atrevidos! Disse, irritado, o Jacarezinho. 

- É que lá em casa hoje não há água e nós estamos sujos, responderam humildemente os Patinhos.

- Pois continuem sujos. Para que patos precisam ficar limpos? – retrucou o Jacarezinho.

- Mas, acontece que nós vamos à festa dos Pintinhos Amarelos e assim sujos não poderemos dançar e nem brincar, insistiram os Patinhos. 

-Não e não, disse o Jacarezinho. Esta lagoa é minha e ninguém pode aqui entrar.

E o Jacarezinho gritou tanto, ficou tão bravo que os Patinhos, assustados, voltaram correndo para casa.

Dona Pata, diante disso, ficou indignada, mas enchendo-se de coragem foi ver se, com boas maneiras, conseguia convencer o Jacarezinho a deixar os seus filhinhos tomarem banho na lagoa. Chegando lá, com toda delicadeza, disse:

- Por favor, senhor Jacarezinho, seja bonzinho, pois meus Patinhos precisam tomar banho, precisam...

- Eles que tomem banho em casa. Ora essa! Por acaso aqui é banheiro? Retrucou ele com maus modos.

Sem desanimar, Dona Pata insistiu:

- Meu amigo, escute por favor: Lá em casa não há água! E os Patinhos precisam ficar bem limpos, hoje. 

-Por que? Para que Pato precisa ficar limpo? Rosnou o valentão. 

Dona Pata já estava perdendo a paciência, mas continuou bem educada e disse: 

- Senhor Jacarezinho, os meus filhos precisam tomar banho. Eles vão à festa dos Patinhos Amarelos. Será uma linda festa. Senhor Jacarezinho, o senhor não quer ir também? Irá em companhia dos meus Patinhos e eles ficarão tão contentes com isso...

- Não, não e não! Prefiro ficar aqui na minha lagoa.

- Mas então deixe que os patinhos tomem banho aqui. Eles não virão incomodá-lo, eu prometo. Assim eles poderão ir à festa.

- Trarão doces para o senhor. Qual é o doce que prefere? Continuou dona Pata, amargurada, mas ainda com muita calma.

- Eu não gosto de doce nenhum! Eu não quero nada. Só quero sossego. Não preciso de doces de ninguém. Está ouvindo?

- Mas, Jacarezinho, eu...

- Não fale mais comigo e vá-se embora que está na hora da minha soneca. Eu já disse não e muitas vezes. Esta lagoa é só minha e é muito bonita para lavar patos sujos de barro.

- Mas, Senhor Jacarezinho, não vejo razão na sua atitude, pois não será o banho dos meus filhos que irá deixar feia esta lagoa. Ela tem tanta água...

- Não e não! Já disse e repito que esta lagoa é só minha. E quero que todo mundo saiba disso, ouviu, dona Pata? 

Dona Pata perdeu então a paciência e até se esqueceu de que era bem educada e boazinha. Muito zangada, disse ao Jacarezinho egoísta:

- Não faz mal, “seu”Jacarezinho egoísta, não faz mal... mas, escute só: esta lagoa um dia vai secar, escute bem, essa lagoa ainda vai secar... E foi-se embora, muito triste por ter precisado falar essas coisas ruins ao Jacarezinho. 

E o Jacarezinho acomodou-se na lagoa e lá ficou para tirar uma soneca. O sol estava quente, o calor dava moleza até nos ossos e a água gostosa, gostosa...

Acontece, porém, que lá no alto, lá nas nuvens, mais alto do que voam os passarinhos e passam os aviões barulhentos, está o Papai do Céu. Ele viu e ouviu tudo. Ficou com muita pena dos Patinhos e muito triste com o Jacarezinho. Onde já se viu? A lagoa é de todo mundo! O jacarezinho precisava saber disso. Devia ser bom e gostar de todos. Não é bonito ser assim egoísta. 

Então Papai do Céu conversou com o Sol. Ficou resolvido que o Jacarezinho seria castigado. Tomaria uma boa lição. O o Sol aqueceu tanto a água da lagoa que ela foi se evaporando, evaporando... e a lagoa ficou sem uma gota d’água, seca, seca...

Quando o Jacarezinho acordou, que susto! Estava todo cheio de barro! 

- Será que estou sonhando? Não, não estou sonhando, não disse ele muito triste e desapontado. Esfregou bem os olhos e observou: não estou sonhando, pois ali estão as árvores, mais adiante vejo a casa dos Patinhos... Ah! já sei. Dona Pata disse que a lagoa ia secar e secou mesmo. Que infelicidade, meu Deus! Também, eu fui mau, egoísta... e começou a chorar.

-Perdão, perdão, Papai do Céu, dizia tão aflito que fazia dó.

Ele chorou tanto e ficou tão arrependido que o Papai do Céu ficou com pena dele, pois o Jacarezinho estava sendo sincero. Ele estava prometendo tornar-se um Jacarezinho de bom coração e amigo de todos. E falando e chorando ele dizia:

- Perdão, Papai do Céu! Eu sei por que a lagoa secou, eu sei! Eu não deixei que os três Patinhos mais bonitos da cidade nadassem aqui na lagoa. Eu fui egoísta! Mas agora, Papai do Céu, eu vou ficar bonzinho e todo o mundo que quiser, nadará nesta bela e límpida lagoa!  Os Patinhos, os Cachorrinhos, todos! Agora sei o quanto é ruim a gente ficar sujo e não ter água para um banho!... Perdão, perdão Papai do Céu. Perdão, perdão, Papai do Céu!

Logo depois começou a chover forte e bastante e choveu tanto, tanto, tanto que a lagoa ficou, novamente, cheia d’água limpinha e gostosa.

E o Jacarezinho todo feliz, porque afinal o Papai do Céu o havia perdoado, foi correndo buscar os Patinhos para nadarem. E ainda deu tempo para tomarem banho para a festa dos Pintinhos Amarelos.

E os três Patinhos, muito bonzinhos, trouxeram uma porção de balas e um prato cheio de doces gostosos para o Jacarezinho que não era mais egoísta.

Desde esse dia, o Jacarezinho, logo cedo, assim que acordava, ia nadar convidando sempre os Patinhos, os Cachorrinhos, todos, todos para fazer-lhe companhia nas águas limpinhas e gostosas da lagoa que ficou se chamando Lagoa da Amizade. E nunca mais a lagoa secou e o Jacarezinho continuou sempre muito bonzinho.

 E ENTÃO COMO FOI O FINAL DA HISTÓRIA?
FAÇA SEU COMENTÁRIO.
DEPOIS QUE TAL RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:

1- QUEM VIVIA PERTO DA BONITA LAGOA?
3- O QUE QUERIAM OS PATINHOS?
4- E O QUE ACONTECEU?

VIVÊNCIA
* COMENTE A ATITUDE EGOÍSTA DO JACAREZINHO;

* QUAIS OS HÁBITOS QUE TEMOS ANTES DE IRMOS À FESTAS?

* OS PATINHOS RECEBIAM BOA EDUCAÇÃO DO PAPAI E DA MAMÃE. COMO PODEMOS PERCEBER ISSO?




LIVRINHOS PARA LER E COLORIR















  1. A BELA ADORMECIDA - CLIQUE AQUI
  2. ACONTECEU COM MARGARIDA - CLIQUE AQUI
  3. A LENDA DO QUERO-QUERO - CLIQUE AQUI
  4. A PASTORINHA - TURMA DA MÔNICA - CLIQUE AQUI
  5. BRANCA DE NEVE    -      CLIQUE AQUI
  6. CACHINHOS DOURADOS -  CLIQUE AQUI
  7. CASA TORTA - CLIQUE AQUI
  8. CHAPEUZINHO VERMELHO -    CLIQUE AQUI
  9. DONA BARATINHA - CLIQUE AQUI
  10. EDUCAÇÃO PREVENTIVA - CLIQUE AQUI
  11. FESTA NO CÉU -   CLIQUE AQUI
  12. PATINHO FEIO -       CLIQUE AQUI
  13. PINÓQUIO  -    CLIQUE AQUI
  14. O DESCOBRIMENTO DO BRASIL - CLIQUE AQUI
  15. O PATINHO FEIO - CLIQUE AQUI
  16. JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO    -   CLIQUE AQUI
  17. LIVRO DOS SENTIMENTOS  -     CLIQUE AQUI
  18. LIVRINHO SOBRE A ECONOMIA DE ÁGUA -    CLIQUE AQUI
  19. RAPUNZEL - CLIQUE AQUI
  20. UM AMOR DE FAMÍLIA - CLIQUE AQUI
  21. QUEM MORA NA  CASINHA? - CLIQUE AQUI
  22.  SÍMBOLOS DO NATAL - CLIQUE AQUI


FIQUE POR DENTRO

‘” ENSINAR A LER É TAMBÉM ENSINAR A MERGULHAR NAS PRÁTICAS SOCIAIS ONDE A LEITURA ACONTECE”.

Existem 3 tipos de leitura:
* leitura para se informar;
* leitura para lazer;
*leitura para estudar...

* Leitura Otimizada:
A importância  da leitura e do vocabulário;
Como sublinhar - 
Como interpretar,  compreender, e entonação na leitura;
Concentração, entonação e eficiência na leitura
 Hora do conto: O tesouro no quintal.


 " Ler  não é fácil, Mas estudos mostram que é possível explorar na escola os diferentes tiposs de textosque usamos no dia - a - dia

OUVIR E LER HISTÓRIAS

Ouvir e ler histórias poderá levar o(a) aluno(a) a
Despertar senso estético e artístico-literário;
• Desenvolver a imaginação e o
espírito crítico;
• Descobrir outros lugares, outros
tempos, outros modos de
agir e de ser, outra ética, outra ótica;
• Compreender e avaliar o mundo
em que se vive;
• Formar o hábito da leitura;
• Enriquecer experiências;
• Desenvolver diferentes formas
de linguagem;
• Descarregar tensões;
• Resolver conflitos emocionais;
• Criar hábitos sociais (ouvir);
• Recrear.

ESTÍMULO PARA LEITURA: DEVE COMEÇAR CEDO

ESTÍMULO PARA LEITURA DEVE COMEÇAR CEDO.
ENTÃO:
Ø OFEREÇA LIVROS PARA ELA;

Ø CONTE HISTÓRIAS, DESPERTE A ATENÇÃO PELO TEMA E DEPOIS MOSTRE O LIVRO;
Ø {Faça a relação entre a história oral e escrita;}

Ø Use  livros de histórias para complementar o conteúdo trabalhado; a literatura é um ótimo recurso pedagógico

Ø NÃO IMPORTA A FAIXA ETÁRIA. Deixe que a criança escolha  o livro de acordo com a sua maturidade;

Ø DESPERTE A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS;
Emprestando livros para ela. Incentive a criança a contar histórias para a família e mostre o quanto é importante cuidar da obra para que outras pessoas possam também lê-la.

·      LEITURA NÃO É CASTIGO. REALIZE ATIVIDADES EM  QUE OS LIVROS SEJAM COMPLEMENTO DA ATIVIDADE E TRANSPORTE A CRIANÇA PARA UM MUNDO LÚDICO.
EUNICE MENDES DE OLIVEIRA

OBA!  HORA DE RECEBER OS LIVROS DIDÁTICOS...
A PROFESSORA SANGISLENE FAZ A MAIOR FESTA  COM OS ALUNOS E PROFESSORES NA HORA DE ENTREGAR OS LIVROS DIDÁTICOS...












PARABÉNS SANGISLENE PELA ALEGRIA E MOTIVAÇÃO PARA COM OS ALUNOS DESTA ESCOLA!!

SALA DO PROFESSOR SÉRGIO LISBOA

 

Trabalhando com a dinâmica: Você se conhece e conhece seu coleguinha?
Veja o que Emilly escreveu de sua coleguinha Sara:
"Minha colega Sara é alegre, divertida, legal, brincalhona e gosta de se vestir bem."
e sobre ela , ela se vê assim: Eu sou bonita, inteligente, sincera e legal.
Que beleza Emilly, É isso aí, continue assim. Sua autoestima muito vai te ajudar na vida!
Beijos Tia Eunice

SALA DA PROFESSORA RÚBIA CRISTINA


Ao iniciar a aula de Biblioteca, com os alunos da Professora Rúbia, falamos a respeito do TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE DESTE ANO:

"A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO"(Rm 8,22).
Então pedi que os alunos procurassem na Revista Meu Amiguinho e Amigos da Natureza algo sobre o assunto em debate e veja o que eles fizeram com o maior entusiasmo. 
Estes são alguns desenhos dos alunos da Professora Rúbia


Eder Filho






Observamos que o coraçãozinho de nossas crianças estão voltados para a necessidade que há no momento de ajudarmos o nosso meio ambiente, a nossa morada preparada por Deus que a fez tão limpa, tão organizada e que nos sustentava sem precisarmos destruir uma mata, um rio ou até mesmo o ar que respiramos.
Parabéns alunos  da Professora Rubia. Vocês são demais!
Tia Eunice - Professora  -   Biblioteca 2011
__________________________________________________________________________________
2ª aula- SOBRE LEITURA INFORMATIVA:
UM DOS ALUNOS DISSE NA AULA:
"Gostei de aprender a ler jornal com a Tia Eunice. Foi muito bom, pois quando eu quiser ler um jornal dou conta e agora estou lendo uma informação sobre a cidade de Ipiaçu aqui no jornal Correio da Região."
_____________________________________________________

TRABALHO SOBRE ESPAÇO  OBSERVADO E CONCEBIDO:




 

SALA DA MIRIAN SILVA OLIVEIRA


No trabalho que fizemos hoje na Biblioteca, percebi, que os alunos da professora Mírian estão com a auto-estima bastante elevada. Leia alguns comentários dos alunos:
Eu me acho bonito, sorridente, alegre e gosto de  brincar, jogar bola, brincar de queimada, assistir tv, montar quebra-cabeça, estudar, ler livros andar de bicicleta e gosto muito de passear e de ir em festas.`´
E isso aí José.  Parabéns! Tia Eunice.

 Eu me acho inteligente e divertido e estudioso.
Que legal Sávio. Continue cada vez melhor.
Beijos tia Eunice
_________________________________________________________
trabalhando com leitura informativa





TRABALHANDO COM JOGOS DAS PALAVRAS:
TEMA:  A VIDA NA FAZENDA.
Os alunos vão falando palavras que se referem à Fazenda. Em seguida montam histórinhas com estas palavras . Primeiro oralmente. Depois escrevem historias e ilustram.
Quando todos os grupos terminam, entrego os livros da coleção A VIDA NA FAZENDA  para que façam leitura recreativa.



CONFECCIONANDO  LIVRINHO DA
HISTÓRIA DO JACAREZINHO EGOÍSTA










E  FIM!

TARSILA DO AMARAL
ALUNOS DESENHAM OBRAS DE ARTE BASEADOS NAS PINTURAS DE TARSILA DO AMARAL.






POESIA EM FORMA DE TEXTO NARRATIVO
ALUNA: JÚLIA

DIREITOS DO LEITOR...