Seguidores

sábado, 9 de abril de 2011

SUGESTÕES PARA PEUB

ESCOLA MUNICIPAL “HIGINO GUERRA”
  Supervisora/PEUB: Eunice Mendes de Oliveira
                    
Algumas sugestões para Bibliotecária:

          1ª Sugestão: Devemos resgatar a “Contação de histórias, as parlendas, fábulas, contos e outros são muito importantes para que as crianças possam estabelecer relações entre realidade e fantasia”.

          2ª Sugestão:  Podemos fazer um varal trançado e o encher de livros. A Bibliotecária pode escolher um deles e explorá-lo  bastante. Descreva alguns livros, faça suspense para que  a criança fique despertado para aquela obra,  estabeleça pontos de interrogação, questione a capa, o título, pois a literatura ajuda em outras disciplinas. O livro deixa de ser passivo e passa a ser ativo.

         3ª Sugestão: São exemplos de atividades que os alunos gostam de fazer depois da leitura de um livro:
·         Teatrinho de fantoches;
·         Dramatizações;
·         Maquetes;
·         Cartazes com ilustrações e etc.


           Sugestão:  Empréstimos de livros de acordo com a realidade que estamos vivendo e a faixa etária. Empréstimos de revistas, jornais que trazem reportagens e notícias do momento, para que  eles se informem do assunto e tragam possíveis soluções para o problema do momento. Se for um livro pedir que eles mudem o final da história, e se eles fossem o protagonista? O que eles fariam? Agiriam da mesma forma?

         5ª Sugestão: As crianças podem socializar as experiências de leitura com a turma ou escola, podendo desta forma, incentivar a leitura de alguns livros. Exemplos de atividades:  As citadas na 3ª sugestão.
           “Trabalhando com amor, afetividade, coerência e realidade, estaremos formando cidadãos críticos e competentes”.

Um comentário:

  1. oi
    tia eonice adorei jogar no moneiro lobato
    tambem adorei o sait tchal beijo adorei mesmo.

    ResponderExcluir

DIREITOS DO LEITOR...